14 de jul. de 2009

Boicote ao Henrique Goldman



Caros leitores,

Não sei quantos de vocês souberam de um texto que o diretor do filme "Jean Charles", Henrique Goldman, publicou em sua coluna na revista Trip. O texto se chama "Carta aberta à Luísa" (quem não o leu, por favor, leia) e seu subtítulo é “nosso colunista pede desculpas públicas à empregada da família com quem transou, contra a vontade dela, quando tinha 14 anos” - preciso falar mais?

Tudo bem. Henrique Goldman e a revista Trip alegam que é tudo ficcional, mas se é histórinha besta, porque essa chamada tão pessoal? Colunista = Henrique Goldman, não é?

Se fosse eu a colunista, teria tido o cuidado (já que é ficcional) de não confundir autor com personagem, minha vida com a história contada. É um cuidado meio básico, acredito eu.

Ficção ou não, o que importa é o relato em si. Não vejo um pedido de desculpas. Ele, aliás, espera que Luísa - a empregada estuprada - não se lembre "daquela tarde" como algo tão ruim e ele ainda espera que ela possa RIR do que aconteceu. O QUÊ? Rir? Isso foi uma piada? Que humor ácido, Sr. Henrique... tsc tsc tsc...
A publicação do texto não é recente, foi em 29.09.2008, mas eu só tomei contato com ele hoje (14/07) por meio de um blog bem bacana que eu só descobri hoje também. O blog é Marjorie Rodrigues e ela escreveu uma carta para o garanhão incapaz - "Carta aberta a Henrique Goldman". Lá ela diz tudo o que se passou pela minha cabeça ao ler a carta e creio que valha a pena ler o post dela também.

A Marjorie diz que irá boicotar o "Jean Charles" e todas as demais produções do Sr. Goldman. Eu sempre achei que boicotes não funcionam e sempre detestei as pessoas que os propunham (Boicote ao McDonald's, à carne vermelha, à Coca-cola), pois sempre senti muita hipocrisia e modismo neles, mas pela primeira vez vou aderir ao boicote.

Tive nojo, muito nojo. É um flashback dos tempos do que o próprio autor do texto cita "Casa-Grande e Senzala". No mínino, lamentável.

A Marjorie disponibiliza em seu post uma outra Carta Aberta a Henrique Goldman muito boa e que vale a pena ser lida.

P.S. Só para esclarecer: eu não sou feminista, nem machista, nem carrego bandeiras de nenhuma ideologia. Acredito piamente no respeito para com os seres humanos e demais animais.




2 comentários:

.mila alves. disse...

Esse Henrique é um imbecil, isso sim. O cara escreve um texto desse, pruma revista que, por favor, né? Só denigre e aumenta a imagem de 'mulher objeto', e ainda vem dizer que era uma 'ficção', pelo amor de deus. Sem comentários.

Eu já boicotei faz tempo o Henrique Goldman, desde a primeira vez que li um texto dele. E com certeza meu dindin tão suado não vai pra ele, nem nesse filme nem em nada mais.

Eu sou partidária da sua finalização Renata. Temos sempre que fazer algo, mesmo que a outros olhos sejam pequenos.

Quando eu disse para algumas pessoas que eu não assistiria esse filme, por causa do Henrique, as pessoas me chamaram de exagerada, tiraram um sarro da minha cara e falaram que eu levava tudo muito a sério, quer dizer ... eu vou levar isso como? No mesmo patamar em que qualquer pessoa que acham que essas coisas não são nada demais?

Sem palavras ...

Anônimo disse...

Nojento! Meu que raiva desse cara!