10 de out. de 2006

"Questão séria, não carnavalesca"

Abandonar projetos, pessoas, fotos, fatos, lembranças, saudades, cachorros, objetos velhos...
Abandonar é difícil, mesmo quando você sabe que "abandonar" é tudo que você tem... é tudo que você ser e ofecer naquele momento.
Desde que me dou por gente, eu abandono...
Parece que em minha vida o verbo abandonar é tão presente quanto "ser", "sorrir", "chorar" e "mudar"...
Eu estou dando um tom que não é o que eu queria, mas como eu uso o método do "fluxo de consciência", dou o tom que eu estou, senão eu desafino.
Eu abandonei a faculdade, como todos sabem... E eu me lembro que eu estava envolvida em vários projetos... Eu era do Centro Acadêmico da Letras, eu era da Semana de Letras e estava altamente envolvida com tudo.. Me lembro que quando decidi largar tudo, só pedi a opinião da minha família.. só comuniquei todo mundo da minha decisão, quando eu entreguei o papelzinho de suspensão de curso na secretaria...
Abandonei naquele dia uma das coisas mais importantes da minha vida hoje (importante pq eu sinto muita falta disso..muita mesmo... tem hora que me dá vontade de chorar... pedir desculpas pra caixinha de decisões e retomar minha vida anterior): meu estágio...
Parece meio doente eu gostar tanto do meu estágio, né?! Sabe que que é... é que foi foda consegui-lo.. o Marcos é um típico francês (nascido no Brasil por engano do carteiro das vidas)... então ele tem um jeito meio arrogante de respirar, sabe?
Eu não gostava do cara.. ele era chato.. as aulas eram chatas... e ele cismava comigo pq eu matav aulas, mas eu nunca deixei de matar aulas de ninguém (a não ser depois que ele virou meu orientador... daí eu quis ser uma boa menina com ele! hehehe)...
Um dia um professor muitíssimo foda (da USP, por sinal) tava lá no Ibilce terminando de ministrar um curso na pós.. Esse cara gostava de mim.. sei lá pq... Daí eu cheguei nele e falei: João, sabia que eu tenho uma loucura pra fazer um estágio em filosofia? Eu não curto literatura do jeito que eu achei que eu curtisse... Eu tava pensanado que literatura era o que eu via na escola, saca? Barroco, Parnasianismo e tals.. Isso era legal.. Eu não curto ler um livro pra ficar sugerindo um monte de coisas que o autor não tava pensando, mas eu quero provar que ele tava... Daí ele falou: fala com o Marcos...
E eu falei: acho que não consigo... Eu fui bem na prova, mas .. sei lá...
Daí o João me chamou pra tomar uma cerveja com eles lá na facul mesmo.. Eu fui! Morrendo de medo!
O Marcos sempre causou um lance estranho em mim... ele me causa um arrepio fino e cortante...
O João jogou na conversa: Marcos, ela tá afim de fazer um estágio em filosofia.. a menina é boa...
Marcos: é? quer estudar o que? Eu sei que ela é inteligente, mas é muito displicente...
Eu: Então.. eh... hmmm.. eu.... eu tava afim de estudar um cara que não é muito estudado... Sei lá.. antes eu tava afim de estudar os pessimistas, mas daí eu conheci esse outro filósofo e eu tô doida por ele... não sei se você conhece.. leu bastante.. eu tava afim de estudar o Jacques Derrida, manja?
João: Derrida????? Tá brincando, flor! O Marcos ama Derrida! Aí, Marcos, vocês foram feitos um para o outro!
Marcos (fingindo não estar surpreso): Derrida? Qual livro você quer estudar?
Eu: "O animal que logo sou"...
Marcos: Esse livro? Por que você escolheu esse livro?
Eu: Porque eu tava passeando pela micro seção de filosofia da nossa biblioteca.. Daí eu vi esse aí! Daí eu pensei: acho que meu pai já me falou desse cara! E resolvi pegar o livro.. achei o conceito da capa muito foda e o título me instigou.. Depois que eu li, entrei em crise! Daí me deu vontade de estudar isso..
Marcos: você sabia que eu fui orientando do Derrida no meu pós-doutorado?
Eu (com o coração disparado): eh mesmo? que louco!
João: Rê, faz um texto com 15 laudas sobre o livro e entregue semana que vem pro Marcos, ele vai te dar um estágio.
Marcos (cascando o bico francosamente): Isso... faça um texto de 15 laudas...
Eu: ...
João: você sabe o que são 15 laudas?
Eu: não....
Marcos: vá segunda na minha sala... não precisa das 15 laudas...

Esse foi um dos dias mais felizes da minha vida! Consegui o estágio... O Marcos me assustou com a bibliografia, mas eu tava com um puta tesão pra estudar filosofia, mas sair um pouco do Nietzsche (que eu não deixei de lado no meu trabalho.. sou meio doente por ele...).
Tinha momentos em que eu odeiava o estágio, odiava o Marcos... Mas eu via que era a única coisa que me fazia ficar na Facul...
Quando eu decidi trancar a facul.. eu não falei com o Marcos... E eu tinha dado uma mancada... Tinha que ter entregue meu relatrório final em Março pro Marcos... Daí ele corrigiria e faria as alterações necessárias, mas eu não fiz.. não tive inspiração... Daí quando chegou a data de entrega do relatório, eu ainda não tinha tido inspiração... fiz um lixo rápido e entreguei pra ele... Ele devia ter ficado muito puto! Evitei vê-lo e apelei para e-mails e telefone (no máaaaximo!). Ele me mandou um e-mail em seguida do meu relatório-lixo dizendo que ia pedir mais um mês pra congregação, alegando que havia estado muito ocupado devido seus teste pra se tonar um ... não lembro o nome... eh um degrau abaixo do professor-titular... Daí ele mentiu pros caras e conseguiu mais um mês... Tentei ter inspiração, mas já dizia o Cabral de Mello Neto (algo do tipo): inspiração é trabalho.
Li, reli, escrevi e tava tudo uma bosta! Faltando 2 dias pra entregar meu trabalho pro Marcos.. Fui pra casa do meu pai e varei 2 noites fazendo o relatório.. Quando eu terminei, eu sabia que estava bom.. e ele também...
Foi uma das coisas mais legais que eu fiz até hoje... Não me arrependo de ter largado a facul, e sim de ter deixado o estágio... Não queria ter deixado o estágio... Derrida transformou minha vida e o Marcos, a minha forma de ser, pensar e reagir...
Abandonar é um ato de egoísmo sadio... a gente só abandona quando vê que algo não precisa mais de você... E isso dói... a Unesp não precisava mais de mim... e nem eu dela.. eu precisei dela pra aprender muitas coisas... Aprender... Abandonar faz parte do aprendizado... E é um ato de bravura... Dói abandonar... Tem de ter ou muita coragem ou muita falta dela... Eu não sei até agora se eu tive muita coragem ou pouca... Eu sei que se eu não largasse a facul, ela ia me largar.. era uma questão muita séria... Não tinha carnaval... Nem cores, nem serpentinas... Era só o salão sujo e o gosto de ressaca...
O título é um furto! Furtei o "assunto" de um e-mail do Marcos.. Achei bonito e sincero pro meu momento.. Não me lembro do que fala o e-mail, mas provavelmente não era tão legal quanto o título..
O Marcos é poeta... eles têm a mania de usar belas palavras em mediocridades...
Não nasci assim.. eu sou mais crua...

Nenhum comentário: